Ouvir, dialogar e refletir para compreender o que está sendo solicitado, o posicionamento de mercado do cliente e os públicos-alvo relacionados ao projeto. Essa etapa não só inicia o processo do projeto como também orienta as demais etapas para gerar soluções adequadas, viáveis e criativas.
Buscar referências, parâmetros, dados demográficos, contextos culturais, econômicos e sociais para compreender e identificar comportamentos e hábitos de uso dos públicos relacionados ao projeto. Estudar as linguagens para definir a forma mais apropriada para criar o projeto.
Criatividade e técnica, emoção e razão são confrontadas para desenvolver um conceito gráfico alinhado com a estratégia do cliente e o modelo mental dos usuários e gerar como resultado um projeto com design adequado, criativo, eficiente e inspirador.
Colocar o projeto no papel ou publicar na web com a qualidade criada. Nessa etapa final, o processo de produção é supervisionado da pré-impressão ou da programação ao produto final para garantir que o cliente tenha familiaridade com o projeto final e que o projeto esteja pronto para gerar resultados.